terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Missa do Galo

A missa do Galo é uma tradição instituida na minha família, ou pelo menos na parte que ainda tem paciência ou fé para a seguir. Não se pode dizer que eu seja uma pessoa sem fé, a igreja é o melhor sítio do mundo para chorar... traz uma paz interior e um sentimento de protecção inigualáveis... Acontece que quando estou na missa passam-me 300mil ideias na cabeça. Olho para aquela pequena e bonita capela cheia de pessoas e não consigo evitar uma análise. Mas será que verdadeiramente alguém ali professa a religião católica? Será que alguém segue o que se diz durante a missa? Será que quem vê um drogado na rua lhe dá a mão e lhe fornece ajuda? Será que alguém perdoa a quem os tenha ofendido, pelo menos quando as ofensas são graves? Não... isto é contrário à generalidade da natureza humana, nós erramos, erramos, erramos... e esperamos que mais ninguém erre, o erro alheio é intolerável. E no entanto lá estão na missa a pedir e prometer coisas que não cumprem.
No fim da missa vejo algo que me surpreendeu... uma velhota praticamente a arrastar-se para sair, não a conhecia, mas lembrou-me a minha avó que já não está comigo. Dei-lhe a mão, senti o toque gelado da mão dela e ouvi as queixas da senhora... Dei para comigo a associar aquele toque gelado à morte, mas afastei a ideia... a sra dizia-me: custa-me tanto a andar ( e custava de facto) mas tive de vir à missa ver os santinhos e pedir a Nosso Sr ajuda. Enquanto a acompanhava até casa pensei que a fé de facto move montanhas, acreditarmos em alguma coisa ajuda-nos a passar a vida, espero que de facto Alguém a ajude. Despediu-se de mim a abençoar-me... as lágrimas corriam-me enquanto a via a subir as escadas de sua casa... Bahhh quem me manda ser uma chorona de 1ª??? Tudo me emociona e toca... bah chorona :) Feliz Natal e espero que algo melhore em todos nós.

Sem comentários: